a solução para o seu dia a dia

Telhado de Policarbonato

02/12/2009 18:36

 

Telhado de Policarbonato

 

O policarbonato é um plástico fabricado a partir de resinas derivadas do carbono. Este material possui alta resistência mecânica e pouco peso.

Esse material é comercializado em placas compactas ou alveolares, e também em forma de telhas que servem para coberturas ou para fechamentos laterais.

A flexibilidade do material permite que o mesmo seja curvado na própria obra conforme a necessidade e que facilita sua instalação. Em ambientes internos, proporcionam aumento da iluminação natural, podendo ser utilizado no lugar do vidro.

O policarbonato, em geral, é mais utilizado em áreas externas, em coberturas planas ou curvas. No mercado também são encontradas placas que refletem a luz solar e reduzem o calor ambiente.

Devido o policarbonato ter uma boa resistência ao fogo, seu nível de transparência chaga em torno de 90%.

O material é encontrado nos seguintes padrões: opaco, canelado, liso e transparente. As cores mais comuns são: cinza, verde, azul, bronze, e branco leitoso.

Devido o produto ser menos rígido que o vidro, pode riscar-se facilmente, por isso, deve ser protegido durante sua instalação e manutenção.

Assim, áreas que exigem limpeza constante devem receber uma película antiabrasiva.

 

Características:

 - As placas de policarbonato alveolar se assemelham a uma colméia e tem a aparência visual do vidro. Existem policarbonatos cinza, verde, azul, bronze, transparente e branco leitoso.

 - As placas lisas podem ser oferecidas com proteção contra os raios ultravioleta e as placas de espessura maior , as coloridas e leitosas reduzem a transmissão de luz e a penetração de calor.

 - As telhas são leves, resistentes ao impacto e ainda proporcionam maior aproveitamento da luz natural e nos formatos de ondulação e trapezoidais.

 

Armazenamento e manuseio:

 As telhas devem ficar protegidas de intempéries e do contato direto com o sol, chuva , ventos e umidade.

Mantenha-as embaladas até a instalação. Telhas do mesmo comprimento devem ser estocadas juntas na posição horizontal. Se as chapas forem de comprimentos diferentes, empilhe-as mantendo as longas embaixo.

O empilhamento deve ser feito em cima de ripas de madeira espaçadas a cada 1m.

As placas são fornecidas com um filme (pelicola) para proteção que, só deve ser retirado no final. Caso não seja tomado este cuidado, as telhas podem riscar.

 

Corte:

 Para o corte das telhas podemos utilizar serras manuais, elétricas ou serra de fita. As laminas devem ter dentes finos, de seis a oito por centímetro. Para facilitar na hora de fazer o corte, prenda a telha em uma bancada.

Perfis e acessórios:

A chapas são montadas em perfis de aluminio, policarbonatoou aço. O mercado dispõe de diversos tipos de acessórios específicos para para a montagem das placas, tais como, silicone, fitas porosas e dupla face e parafusos autobrocantes.

Furação:

Os furos podem ser feitos com furadeiras manuais ou elétricas, utilizando brocas de metal. Apoie o local diretamente sob a broca, para evitar vibrações.

Fixação:

Os furos de fixação (telha) devem ser feitos com um diâmetro maior do que o do parafuso (de aço autobrocante). Não aperte excessivamente. Nos modelos greca e ondulada, faça a fixação no alto da onda e sobre suporte de sustentação.

Acessórios:

Rufos, contrarufos, cumeeiras e calhas poderão ser executados em chapa de policarbonato compacta (espessura 2 mm) ou chapas metálicas (alumínio ou aço galvanizado).

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

© 2009 Instalador Residencial Todos os direitos reservados.