a solução para o seu dia a dia

Disjuntor DR/ Interruptor DR

 

 Disjuntores e Interruptores Diferenciais Residuais são equipamentos de alta sensibilidade que verificam fugas de correntes elétricas nas instalações ou em aparelhos.

Esses dispositivos são bem parecidos com um disjuntor , mas com funções diferentes.

Quando o dispositivo DR detecta uma fuga de corrente elétrica, ele automaticamente desliga. Essa fuga pode ocorrer por má instalação ou em aparelhos que permitem que partes energizadas entrem em contato com as partes condutoras.

Um exemplo simples de corrente de fuga é quando encostamos em num equipamento e levamos um choque.

Os Dispositivos Diferenciais Residuais não evitará o choque, más poderá salvar sua vida nesse caso ou evitar acidentes de maiores dimensões.

 

Abaixo algumas características dos Dispositivos DRs.

 

Disjuntor DR – são equipamentos constituídos por um disjuntor termomagnético acoplado a um outro dispositivo – o diferencial residual (DR).

Assim, ele conjuga duas funções:

 

  • a do disjuntor termomagnético que protegerá os fios e cabos do circuito elétrico contra sobre cargas e curto-circuito e a do dispositivo diferencial residual que irá proteger as pessoas contra choques elétricos provocados por contatos contato direto e indireto  

Dessa forma podemos dizer que: O disjuntor diferencial residual é um dispositivo que protege os fios contra sobrecargas e curto-circuito e pessoas contra choques elétricos.

Os tipos mais usuais de disjuntores residuais de alta sensibilidade (máximo de 30 mA) que existem são: o Bipolar e o Tetrapolar.

Atenção: os disjuntores DR devem ser ligados aos condutores fase e neutro dos circuitos, sendo que o neutro não poderá ser aterrado após o DR.

 Disjuntor DR Bipolar     Disjuntor DR Tetrapolar

 Interruptor DR – são equipamentos constituídos por um interruptor acoplado a um outro dispositivo – o diferencial residual (DR)

Assim, ele conjuga duas funções:

 

  • a do interruptor que liga e desliga manual mente, o circuito elétrico e a do dispositivo diferencial residual que irá proteger as pessoas contra choques elétricos provocados por contatos contato direto e indireto 

 

Dessa forma podemos dizer que: O interruptor DR é um dispositivo que liga e desliga, manualmente, o circuito elétrico e protege as pessoas contra choques elétricos.

Atenção: interruptores DR devem ser utilizados nos circuitos em conjunto com os dispositivos a sobrecorrente (disjuntor termomagnético ou fusível), colocados antes do interruptor DR

 

Interruptor DR Bipolar                            Interruptor DR Tetrapolar

O exemplo dos dispositivos citados acima tem em comum o dispositivo diferencial residual (DR).

 

Voltar  

Pesquisar no site

© 2009 Instalador Residencial Todos os direitos reservados.

Crie seu site grátis Webnode