a solução para o seu dia a dia

Pintura Tinta Latex

 

 

 A pintura de superfícies externas como muros e fachadas é um serviço relativamente simples, que requer poucas ferramentas e mão-de-obra. Isso não significa, porém, que dispense atenção a alguns procedimentos para garantir o cobrimento adequado e bom resultado final.

A começar pela escolha do produto a ser utilizado. Quando se fala em aplicações em locais sujeitos às intempéries, a tinta látex acrílica é a opção mais apropriada. Isso porque esse tipo de produto, embora seja mais caro e mais difícil de aplicar que as tintas PVA (poliacetato de vinila), resistem melhor às agressões do tempo. Pelo mesmo motivo devem ser utilizados componentes acrílicos para a pintura, como massa acrílica, em vez de massa corrida (indicada apenas para uso interno).

O pintor precisa ter também atenção para a preparação correta dos produtos. Superfícies manchadas e com diferenças de tonalidade podem ser facilmente evitadas com a mistura e homogeneização adequadas da tinta.

Outro ponto crítico é a preparação da superfície. Bases mal preparadas resultam em problemas e falhas do revestimento. De maneira geral, toda superfície a ser pintada deve estar seca, limpa, livre de poeira, partículas soltas ou desagregadas, sem manchas gordurosas, mofo etc.

Uma dica importante: antes de iniciar qualquer serviço, verifique se todos os materiais e ferramentas necessários estão disponíveis, bem como os equipamentos de proteção individual obrigatórios, como luvas, capacete e óculos.

 

Materiais:

 

 

Lixa para massa (gramatura 220), pincel, fita crepe, espátula para homogeneizar tinta, desempenadeira de aço, escova, espátula para aplicar massa, rolo de lã, bandeja para pintura, extensor de rolo, pano para limpeza. EPIs obrigatórios: luvas (para evitar o contato dos produtos químicos com a pele), capacete e óculos.

 

 

1º - Os procedimentos para pintura de parede externa começam a partir do reboco pronto. É importante que essa base esteja limpa, seca, bem desempenada e sem soltar pedaços ou fragmentos. Com o auxilio de uma lixa, retire eventuais excessos de massa, deixando a superfície perfeitamente lisa. Mas atenção: só inicie a pintura após o período mínimo de 28 dias para cura do reboco.

 

2º - Em seguida, passe uma escova por toda a área de trabalho para retirar a poeira.

 

3º Após constatar o bom estado do reboco, deve-se aplicar uma demão de selador acrílico, seguindo as instruções do fabricante, dilua o produto em água limpa. Neste exemplo, a proporção da diluição foi de 10%.

 

4º Para garantir um bom resultado, é muito importante misturar o produto de forma adequada.

Para isso, utilize uma ferramenta de formato achatada, por exemplo: uma ripa de madeira ou uma espátula longa.

 

5º - Após o selador ter sido homogeneizado, com o auxilio de um rolo, aplique-o por toda a superfície da parede a ser pintada. Para garantir um resultado faça a aplicação em movimentos de ziguezague ou em W. Dessa forma iremos garantir um maior rendimento da pintura, o selador serve para diminuir a porosidade do substrato proporcionando maior uniformidade na absorção.

 

Observação: Para facilitar e melhorar a qualidade da aplicação umedeça o rolo antes de imergi-lo no selador.

 

6º - Aguarde o tempo de secagem, o qual foi definido pelo fabricante, que normalmente varia entre três e quatro horas. Em seguida, inicie a aplicação de massa acrílica. Faça esta aplicação o mais fino e homogêneo possível para evitar desperdício de material.

 

7º Espere a secagem da massa acrílica durante um intervalo de duas a três horas. Então, lixe a parede para deixá-la lisa e nivelada. Não deixe ultrapassar muito tempo do indicado pelo fabricante, pois quanto mais se passa o tempo, mais a massa ficara dura e difícil para lixar a superfície da parede.

 

8º - Utilize um pano para retirar o pó da parede, após ter terminado de lixar.

 

9º - Se caso for necessário, aplique outra demão de massa acrílica.

 

10º - Depois de ter aplicado a 2ª demão, deve-se aguardar a secagem antes de lixar a base novamente.

 

11º - Antes de aplicar as demãos de tinta, limpe toda a superfície com o pano umedecido para retirar o excesso de poeira.

 

12º - Para preparar a tinta látex, misture-a com água limpa na proporção indicada pelo fabricante. Nesse caso, para aplicação da primeira demão, adicione 30% de água limpa.

 

13º - O cobrimento adequado da superfície dependera diretamente da correta homogeneização da tinta. Assim, tome cuidado nessa etapa. A mistura deve ser feita cuidadosamente com o auxilio de uma espátula ou ripa de madeira.

Atenção: conforme informado anteriormente, não utilize objetos cilíndricos para fazer esta mistura.

14º - Despeje a tinta já diluída na bandeja de pintura e, em seguida, aplique a primeira demão com o rolo de lã.

 

15º - Depois de aplicar a primeira demão espere secar pelo tempo determinado pelo fabricante e aplique a 2ª demão. Esse tempo pode variar também dependendo da temperatura e da umidade ambiente. Após a segunda demão aplicada à parede estará pronta.

 

 

  

Fonte: Revista Equipe de Obra - www.equipedeobra.com.br

Pesquisar no site

© 2009 Instalador Residencial Todos os direitos reservados.