a solução para o seu dia a dia

Elevação de Alvenaria

 

Paredes de Blocos cerâmicos.

 Fazer uma parede de blocos de vedação pode parecer fácil em um primeiro momento. No entanto, o que muitos não sabem é que mesmo serviços básicos como esse precisam de atenção às técnicas corretas de execução. Caso contrário, corre-se o risco de, ao final do trabalho, ter uma parede desnivelada, mal posicionada, fora de prumo, instável e insegura.

É importante também respeitar os procedimentos para não desperdiçar materiais e fazer o serviço com agilidade. Essa é uma etapa crítica da obra e a experiência do pedreiro conta muito. Vale lembrar que a etapa de vedação vertical, em quase todas as obras, é a etapa em que mais se desperdiça materiais e que, depois, apresenta mais defeitos.

Por isso, toda atenção é pouca ao escolher os blocos, que devem ser certificados, bem como as argamassas e outros insumos. Para iniciar o serviço é necessário também respeitar algumas condições básicas. A laje do pavimento deve ter sido concretada há, pelo menos, 45 dias. Já o escoramento precisa ser retirado com, no mínimo, 15 dias de antecedência, antes de prosseguir com a vedação.

Tanto a moldagem como a queima dos blocos cerâmicos são muito importantes. O bloco sem imperfeições vai proporcionar uma parede aprumada e plana. E o bloco bem queimado é importante, pois evita que a parede "puxe" muita água e comprometa o revestimento de argamassa.

No canteiro, as peças precisam ficar protegidas de água e umidade excessiva, de preferência, próximas ao local onde serão utilizadas.

 

Ferramentas:

 

Ferramentas e instrumentos necessários: colher de pedreiro, palheta,bisnaga, broxa, esticador de linha, fio traçador de linha, caixote para argamassa, trena, nível, escantilhão, régua-prumo, esquadro, linha de náilon, esponja e pano para limpeza, tela metálica para amarração, pinos para fixação da tela, pistola de chumbamento, marreta de borracha, tesoura e equipamentos de proteção individual (botas, luva, capacete, protetor auricular)

 Passo 1- A construção das paredes pode começar 45 dias depois de concretada

a laje. Esse tempo é necessário para a estrutura se "acomodar". Caso seja

feita antes, pode sofrer deformações e até fissurar. Verifique no projeto a

exata localização de cada parede.

 

Passo 2 - Prepare a área do serviço. Os pontos de ligação alvenaria-concreto devem ser jateados com água. Esse procedimento é para remover a poeira e resíduos de desmoldante, por exemplo, que impedem a boa aderência da argamassa. Outra recomendação importante: as peças da estrutura devem ser chapiscadas três dias antes.

 Passo 3 - Verifique o nivelamento da laje. Se forem identificados pontos com desnivelamento superior a 2 cm em relação ao projeto, será preciso corrigir esses pontos.

  Passo 4 - Comece fazendo a marcação conforme determinado na planta de primeira fiada. É nesse momento que se definem as posições das paredes, para garantir o nivelamento da primeira fiada, o esquadro entre as paredes e as dimensões dos ambientes. Use como referência para a demarcação o próprio bloco a ser usado e chapisque toda a superfície da laje.

 Passo 5 - A argamassa de assentamento da primeira fiada deve ser a mesma definida para a elevação da alvenaria. A espessura da camada de argamassa na fiada de marcação pode ser de 10 mm a 30 mm.

 Importante:

 

*Outros procedimentos

 

» Em dias quentes e/ou com muito vento, molhe antes os blocos com a broxa para melhorar a aderência da argamassa.

» Antes de iniciar qualquer procedimento, verifique se todas as peças necessárias (bloco, meio-bloco etc.) estão disponíveis no canteiro.

 » Caso as dimensões dos blocos sejam diferentes daquelas de fabricação, Corte-os previamente, de preferência com disco de corte refrigerado

 Passo 6 - Inicie o assentamento da primeira fiada pelos blocos das extremidades. É recomendável que a junta vertical desses blocos seja feita em toda a superfície lateral dos blocos e com um "aperto" maior.

 Passo 7 - Em seguida, prossiga com o assentamento dos demais blocos da primeira fiada. Ao posicionar o bloco, tome cuidado para que ele fique na sua posição definitiva, evitando muita movimentação e, com isso, a perda de aderência do bloco à argamassa

 Passo 8 - Comece a elevação das fiadas seguintes e tenha o cuidado de preencher com argamassa as juntas verticais e horizontais entre os blocos. É importante manter o mesmo nível entre as fiadas de blocos para possibilitar a amarração das paredes

 Passo 9 - Após fazer as medições necessárias e antes de iniciar a segunda fiada, fixe as telas de aço no pilar. Use pistola de chumbamento e pinos adequados para esse serviço. Não se esqueça de usar protetor auricular durante essa etapa.

 

Passo 10 - Fazer a ligação entre alvenaria e pilar é simples. Basta deitar a tela metálica já fixada sobre a parte superior do bloco cerâmico com argamassa. Em seguida, continue o assentamento da fiada.

  

TOLERÂNCIAS

 

Preste atenção nas tolerâncias máximas da alvenaria

» prumo das paredes: 3 mm/2 m

» prumo das laterais dos vãos: 5 mm/2 m

» nivelamento das fiadas: 5 mm/2 m

» nivelamento da última fiada e das fiadas inferior e superior dos vãos: 5 mm/2 m

» planicidade da parede: 5 mm de flecha

 

Passo 11 - Atenção: ao elevar as fiadas, observe quando chegar a vez dos blocos das calhas elétricas. A posição deve ser indicada no desenho das paredes. Fique atento para evitar retrabalhos

Passo 12 - Quando atingir a sétima fiada, monte um andaime para prosseguir com o assentamento

 

Passo 13 - É na última fiada que se faz o encunhamento/fixação da alvenaria com lajes e vigas. O enchimento do vão deve ser feito de cima para baixo, após a conclusão de toda a alvenaria. Para evitar fissuras e outras patologias, utilize argamassa "podre", com traço 1:3:12 (cimento, cal e areia).

 Passo 14 - Após subir todas as fiadas, execute o rejunte da alvenaria preenchendo os vãos restantes entre os blocos com argamassa

 Passo 15 - Antes de finalizar a parede, retire todo o excesso de argamassa com colher de pedreiro

 

ARMAZENAMENTO

 

» Faça pilhas amarradas e nunca superior a 2 m de altura

» Coloque os blocos sobre paletes, em área plana, preferencialmente próximo ao local de transporte

» Guarde os blocos separados por tipo (largura, comprimento e espessura)

» Se armazenar sobre laje, verifique se tem capacidade de suportar essa carga extra

» Os blocos não devem ficar sujeitos à umidade excessiva nem à chuva

 

Fonte:Revista Equipe de Obras

Imagens: Revista Equipe de Obras

 

 

 

Pesquisar no site

© 2009 Instalador Residencial Todos os direitos reservados.