a solução para o seu dia a dia

Condutor Terra

 

 

Condutor-terra nas edificações e instalações elétricas

 

Muitos não sabem, mas, o condutor- terra pode salvar vidas. Estes condutores têm como finalidade ajudar na proteção contra sobrecargas, curto-circuitos e choques elétricos. Por isso, são componentes essenciais para a segurança das instalações elétricas.

 

O choque elétrico é extremamente perigoso e cabe aos profissionais adotar nas instalações elétricas procedimentos para evitá-lo, com a instalação de um sistema de aterramento adequado com o uso de um dispositivo DR (Diferencial Residual).

Estes sistemas evitam que a corrente elétrica passe pelo corpo humano, oferecendo assim uma proteção contra choques.

 O aterramento baseasse na instalação de um caminho composto de um condutor-terra , que é ligado à carcaça dos aparelhos elétricos, em paralelo com o corpo de uma pessoa. Desta maneira, uma corrente elétrica que talvez pudesse sair do aparelho terá de percorrer o cabo, protegendo a pessoa contra o choque elétrico.

 

Sabendo da importância da utilização do condutor-terra nas edificações os profissionais do setor elétrico e da empresa Prysmian se mobilizaram e conseguiram mostrar ao Congresso Nacional a necessidade de criar uma legislação especifica para este fim.

­­Deste modo, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aprovou a lei nº 11.337, publicada no diário oficial da União, a qual determina a obrigatoriedade de as edificações possuírem sistema de aterramento e instalações elétricas compatíveis com a utilização do condutor-terra de proteção. Além disso, a lei, que entrou em vigor no País, também obriga a utilização de tomadas com o terceiro pino correspondente ao pino terra.

 O 2º artigo da lei federal, os aparelhos elétricos com carcaça metálica e aqueles que são sensíveis às variações bruscas de tensão, sejam eles produzidos ou comercializados no Brasil, também deverão dispor do adaptador macho tripolar e utilizar o condutor de proteção.

 

De acordo com a Norma da ABNT – NBR 5410/97, o uso do aterramento já era obrigatório em todas as instalações elétricas.

O uso deste condutor nas edificações está relacionado à qualidade da construção. Um levantamento elaborado pelo Procobre, com o apoio da Prysmian, observou um aumento significativo da utilização do condutor-terra, principalmente nas edificações projetadas pelas grandes companhias de construção civil. A pesquisa demonstrou que muitos profissionais já trabalham dentro das normas. Porém, ainda é necessário que a cada vez mais o setor se conscientize da importância deste componente para garantir a segurança das pessoas e das edificações.

 

Fonte: Revista Prysmian.

 

Pesquisar no site

© 2009 Instalador Residencial Todos os direitos reservados.